Product SiteDocumentation Site

Capítulo 13. Estação de trabalho

13.1. Configurando o servidor X11
13.2. Customizando a Interface Gráfica
13.2.1. Escolhendo um Gerenciador de Exibição
13.2.2. Escolhendo um Gerenciador de Janelas
13.2.3. Gerenciamento de Menu
13.3. Ambientes Gráficos
13.3.1. GNOME
13.3.2. KDE e Plasma
13.3.3. Xfce e Outros
13.3.4. Outros ambientes de área de trabalho
13.4. Email
13.4.1. Evolution
13.4.2. KMail
13.4.3. Thunderbird
13.5. Navegadores Web
13.6. Desenvolvimento
13.6.1. Ferramentas para GTK+ no GNOME
13.6.2. Ferramentas para Qt
13.7. Suítes de Escritório
13.8. Emulando o Windows: Wine
13.9. Softwares de Comunicação em Tempo Real
Agora que a publicação do servidor foi feita, os administradores podem se concentrar em instalar as estações individuais e criar uma configuração típica.

13.1. Configurando o servidor X11

A brief reminder: X.org is the software component that allows graphical applications to display windows on screen. It includes a driver that makes efficient use of the video card. The features offered to the graphical applications are exported through a standard interface, X11 (Bookworm contains version X11R7.7).
Versões atuais do X.org são capazes de auto-detectar o hardware disponível: isto se aplica à placa de vídeo e ao monitor, assim como aos teclados e mouses; na verdade, isto está tão conveniente que o pacote nem cria mais um arquivo de configuração /etc/X11/xorg.conf.
A configuração do teclado é atualmente feita em /etc/default/keyboard. Esse arquivo é usado tanto para configurar o modo texto quanto a interface gráfica, e ele é manipulado pelo pacote keyboard-configuration. Detalhes sobre a configuração do desenho do teclado estão em Seção 8.1.2, “Configurando o Teclado”.
O pacote xserver-xorg-core provê um servidor X genérico, como o usado pelas versões 7.x do X.org. Esse servidor é modular e usa um conjunto de drivers independentes para manipular diferentes tipos de placas de vídeo. Instalando o xserver-xorg garante que o servidor e pelo menos um driver de vídeo estejam instalados.
Note que se a placa de vídeo detectada não for suportada por nenhum dos drivers disponíveis, o X.org tenta usar os drivers vesa e fbdev. VESA é um driver genérico que deve funcionar com qualquer coisa, mas com capacidades limitadas (poucas resoluções disponíveis, sem aceleração de hardware para jogos e efeitos visuais para desktop, e assim por diante) enquanto fbdev funciona no topo do dispositivo framebuffer do núcleo. Atualmente, o servidor X pode rodar sem quaisquer privilégios administrativos (isto era necessário para configurar a tela) e seu arquivo de log é armazenado no diretório home do usuário em ~/.local/share/xorg/Xorg.0.log, enquanto que fica em /var/log/Xorg.0.log para servidores X iniciados com privilégios de root e para versões anteriores ao Debian 9 Stretch. Este arquivo de log é onde uma pessoa deveria olhar para saber qual driver está sendo usado no momento. Por exemplo, o seguinte trecho coincide com a saída de um driver intel quando este é carregado:
(==) Matched nouveau as autoconfigured driver 0
(==) Matched modesetting as autoconfigured driver 1
(==) Matched fbdev as autoconfigured driver 2
(==) Matched vesa as autoconfigured driver 3
(==) Assigned the driver to the xf86ConfigLayout
(II) LoadModule: "intel"
(II) Loading /usr/lib/xorg/modules/drivers/intel_drv.so
(II) Module intel: vendor="X.Org Foundation"