13.7. Suítes de Escritório
Softwares de escritório têm sido vistos há muito tempo como uma lacuna a ser preenchida no mundo do software livre. Usuários(as) pedem substitutos para as ferramentas da Microsoft como Word e Excel, mas elas são tão complexas que substitutos eram difíceis de desenvolver. A situação mudou quando a Sun lançou o código do StarOffice como OpenOffice sob um licença livre, um projeto que mais tarde deu à luz ao LibreOffice, o qual está disponível no Debian. O projeto KDE também tem sua própria suíte de escritório chamada Calligra Suite (anteriormente KOffice), e a GNOME, mesmo que não oferecendo uma suíte de escritório completa, fornece AbiWord como processador de texto e Gnumeric como planinha de cálculo. Cada um desses projetos tem suas próprias vantagens. Por exemplo, a planilha de cálculo Gnumeric é melhor que OpenOffice.org/LibreOffice em alguns domínios, notavelmente a precisão de seus cálculos. Na frente de processamento de texto, a suíte LibreOffice ainda lidera o caminho.
Another important feature for users is the ability to import Microsoft Office documents. Even though all office suites have this feature, only OpenOffice.org and LibreOffice are functional enough for daily use.
O LibreOffice e o Calligra Suite estão disponíveis nos pacotes Debian libreoffice e calligra, respectivamente.
Pacotes de idiomas específicos para o LibreOffice são distribuídos em pacotes separados, mais notavelmente libreoffice-l10n-* e libreoffice-help-*. Alguns recursos, como dicionários ortográficos, padrões de hifenização (divisão silábica) e dicionários de sinônimos estão em pacotes separados, como myspell-*, hunspell-*, hyphen-* e mythes-*.