Product SiteDocumentation Site

8.11. Instalando o Núcleo

8.11.1. Características do Pacote de Núcleo do Debian

Um pacote Debian do núcleo instala uma imagem do núcleo (vmlinuz-versão), sua configuração (config-versão) e sua tabela de símbolos (System.map-versão) em /boot/. Os módulos são instalados no diretório /lib/modules/versão/.
Os scripts de configuração do pacote automaticamente geram uma imagem initramfs (o sucessor da antiga imagem initrd), a qual é um mini sistema comprimido designado a ser carregado na memória (dai o nome, que significa “initial ram filesystem”) pelo carregador de inicialização, e usado pelo núcleo Linux somente para carregar os módulos necessários para acessar os dispositivos que contém um sistema Debian completo (por exemplo, o driver para discos SATA). Finalmente, os scripts pós-instalação atualizam as ligações simbólicas /vmlinuz, /vmlinuz.old, /initrd.img, e /initrd.img.old para que eles apontem para os dois últimos núcleos instalados, respectivamente, assim como para as imagens de inicialização initramfs correspondentes.
A maioria dessas tarefas são delegadas aos scripts hook nos diretórios /etc/kernel/*.d/. Por exemplo, a integração com o grub se apoia em /etc/kernel/postinst.d/zz-update-grub e /etc/kernel/postrm.d/zz-update-grub para chamar update-grub quando os núcleos são instalados ou removidos.

8.11.2. Instalando com dpkg

O uso do apt é tão conveniente que torna fácil esquecer as ferramentas de nível mais baixo, mas a maneira mais fácil de instalar um núcleo compilado é usar o comando como o dpkg -i pacote.deb, aonde pacote.deb é o nome do pacote linux-image como em linux-image-5.10.46-falcot_5.10.46-1_amd64.deb.
As etapas de configuração descritas neste capítulo são básicas e podem levar tanto a um sistema servidor ou a uma estação de trabalho, e podem ser massivamente duplicadas em modos semi-automatizados. Contudo, não é suficiente por si só para prover um sistema completamente configurado. Algumas peças ainda precisam ser configuradas, começando por programas de baixo nível (low-level) conhecidos como “Unix services”.